Fique por Dentro

blog

Cultura

Arena Viva: um projeto de empoderamento

Recentemente, uma palavra ganhou muito destaque na vida corriqueira: empoderamento. Nós devemos nos empoderar de diversas formas, para que consigamos ser pessoas melhores e mais fortes, capazes de dar conta dos problemas que enfrentamos cotidianamente. Empoderar-se é a solução para a independência de existir por si. Essa chave, tão debatida e comentada nos últimos tempos, é o elemento principal de um de nossos projetos: a Escola Arena Viva.

Trata-se da implementação de uma série de ações ligadas ao universo tanto da arte quanto da educação, aspecto presente no trabalho da Burburinho Cultural, que vem trilhando um caminho que compreende a Cultura de maneira expandida. Compreendemos que a Cultura é a engrenagem principal para o desenvolvimento social, econômico e humano. O impacto social é o foco que, no caso do projeto Arena Viva, é levar diferentes tipos de linguagens artístico-culturais para escolas públicas de todo o país com objetivo de fomentar o empoderamento feminino negro.

O projeto, ainda em captação, visa trazer uma outra visão sobre a presença de mulheres negras na história brasileira. Queremos apresentar histórias ainda não contadas de mulheres que mudaram os rumos da história, nas suas respectivas áreas de atuação — seja na ciência, na moda, na cultura, na saúde etc. — e como suas contribuições foram importantes para construir a sociedade através de seus trabalhos. Essa será uma oportunidade para que alunos, principalmente as alunas, da rede pública de ensino aprendam sobre o conhecimento e a contribuição de tantas mulheres negras que não são tão conhecidas.

Por todo o país, será realizada uma ação itinerante em que uma atriz negra se apresentará em escolas, através de uma peça que abordará justamente sobre grandes mulheres negras brasileiras. Além disso, será fornecido uma material educativo para que os alunos possam conhecer um pouco mais sobre tais contribuições de mulheres negras na sociedade brasileira. Tanto a apresentação quanto a distribuição da cartilha serão gratuitas aos alunos das escolas.

A Burburinho Cultural já vem atuando em projetos que celebram a cultura afro-brasileira, como podemos conferir em certas ações realizadas pela instituição. A produção de um e-book e do documentário sobre o Terreiro Santa Bárbara e Vovó Cambinda, entre os anos de 2022 e 2023, foram um marco importante para a valorização dos povos tradicionais e do terreiro. Além disso, o projeto UHURU — Mostra de Cinema Africano, realizada na Caixa Cultural em 2014, significou um caminho de reconhecimento do cinema africano, com todas as suas nuances de um continente repleto de realizadores audiovisuais.

A ideia de empoderamento, amplamente difundida e trabalhada por defensores de diversas causas sociais, nasceu da reflexão de mulheres sobre o trabalho de Paulo Freire. Segundo o patrono da educação brasileira, apenas quando as pessoas que vivem em situação subalternizada forem capazes de enxergar sua própria realidade, elas poderão agir e mudar sua própria vida. Acreditamos que através de projetos como o Arena Viva, auxiliamos a sociedade, fornecendo novas visões e ângulos para jovens que podem vislumbrar um futuro melhor.

Autor: Pedro Henrique

Publicado em 28/12/2023