Rio, Som e Cena é o projeto de residência artística que ocupou durante 24 meses a Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro, com início da programação em abril de 2012. Trata-se de uma temporada de atividades culturais diversas, tendo a música como protagonista. O foco é no fortalecimento da Sala como um equipamento cultural dinâmico e com uma programação diversa: espetáculos musicais de gêneros variados, música clássica, popular, música de câmara, grandes formações e teatro musical.
Confrontamos o cenário musical do Rio antigo com o Rio contemporâneo, dialogando com o público de terceira idade que predomina na sala e buscando formar plateias jovens. Ao longo da temporada, trabalhamos com figuras icônicas da música nacional, dando destaque para os centenários e datas comemorativas relacionadas a importantes artistas da cultura nacional, como Luiz Gonzaga, Jorge Amado e Nelson Rodrigues. São os nossos ídolos de hoje e sempre, que tiveram, inclusive, papel fundamental na identidade atribuída ao bairro de Copacabana, onde a Sala Baden Powell está localizada.
O principal objetivo do Rio Som e Cena é democratizar o acesso de um público variado a uma programação diversa, consolidando a Sala Baden como um equipamento cultural público de grande importância para a música carioca.