LOGO
Quem Somos

Linha do Tempo

A Burburinho Cultural é uma instituição fundada em 2006, especializada na criação, planejamento, gestão e realização de projetos.

history

2023

Criar Jogos

Criar Jogos  promove formação gratuita em criação de games, com foco em alunos da rede pública de ensino e jovens iniciando no mercado de trabalho. Além da qualificação à distância, o projeto possibilita que jovens a partir de 12  anos também possam aprender presencialmente, através de ações educativas de tecnologia com videoaulas em laboratórios, atividades lúdicas para o ambiente de ensino, jogos de tabuleiro e outros conteúdos.

2022

ELVM Social

A Escola Livre Villa Musical (ELVM), uma parceria entre a Vila Musical e a Burburinho Cultural, tem o objetivo de democratizar a formação musical de jovens em idade escolar, ofertando 4 modalidades de instrução musical: violão, cavaquinho, canto coral e percussão. Para incentivar o protagonismo juvenil, são promovidas aulas coletivas a alunos de 15 a 29 anos.

2021

XBoom

O XBOOM é um ciclo de formação em games inteiramente gratuito para jovens com idade a partir de 12 anos, com foco em alunos da rede pública de ensino e jovens que estão iniciando-se no mercado de trabalho. O projeto envolve ações educativas virtuais e presenciais voltadas para o desenvolvimento de jogos digitais e proporciona formação básica na criação de jogos eletrônicos.  

2020

Lei Aldir Blanc

Durante a pandemia, a Burburinho Cultural produziu desde o processo de inscrição até a prestação de contas de projetos de artistas e fazedores de cultura dos municípios do Rio de Janeiro, São João de Meriti, Caxias e Maricá e do estado do Rio de Janeiro.

2017

Pessoas em Movimento

Exposição Pessoas em Movimento mostra como migrações mudaram o mundo, em um labirinto sensorial onde o público pode ver mais de perto os caminhos percorridos por refugiados, deslocados internos, solicitantes de asilo ou imigrantes em diferentes contextos do mundo: América Latina, Oriente Médio e África. São 3 possíveis entradas, onde cada uma fala de um contexto. Por dentro da exposição, o visitante pode fazer diferentes caminhos, passando de um contexto ao outro sem que o conteúdo perca o sentido. As mensagens são passadas através de conteúdo multimídia: Fotos, vídeos, sons, depoimentos e elementos cênicos como uma parede de concreto, cercas, colete salva vidas etc. A visitação tem duração média entre 7 e 10 minutos, o espaço comporta até 10 visitantes simultâneos.

2015

Casarão Floresta

Coordenação de programação do espaço, localizado no Cosme Velho, em parceria com a Vila Musical. No Casarão Floresta, a Burburinho Cultural atua no desenvolvimento de projetos culturais, de eventos e de arte-educação para o estúdio; no desenvolvimento de festas e captação de realizadores de eventos para co-produção de realização no espaço; no desenvolvimento de festas, incluindo a concepção, branding e ações de comunicação; e na produção executiva em eventos.

2014

Da escrita delas, elas

A exposição Da Escrita Delas, Elas, no Museu da República, criou ambiente para reflexão crítica, livres e despojadas de formalidades acadêmicas e mercadológicas, em que o público teve a oportunidade de conhecer o projeto fruto de uma curadoria compartilhada de Fabiana de Moraes e Isabel Portella. A iniciativa foi ganhadora da 2ª edição do “Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais”.

2013

Cordel com a Corda Toda

Cordel com a Corda Toda é um conjunto de ações de cunho sócio-cultural que leva para escolas públicas e espaços culturais do Rio de Janeiro a literatura de cordel, tipo de literatura oriunda do Nordeste do Brasil com poemas impressos em pequenos folhetos. Trata-se de uma iniciativa composta por ações continuadas, que viabilizam o acesso à uma das expressões da cultura popular brasileira de maior relevância, possibilitando que ela seja divulgada, exercitada e perpetuada.

2012

Dança de todas as tribos

A residência artística do Teatro Cacilda Becker, “Dança de Todas as Tribos – Tribos de Todas as Danças”, promoveu, por meio de um extenso leque de atrações, a difusão da dança e interação entre as poéticas e as estéticas contemporâneas, estimulando a inclusão de novos frequentadores a espetáculos de dança. A programação transitou entre as mais variadas vertentes, como as danças urbanas, regionais e contemporâneas, entre outras, além de contemplar a realização de workshops, residências artísticas, palestras, fóruns, debates e intervenções urbanas nos arredores do teatro. Dentro dessa perspectiva, o pro-jeto buscou contribuir para o reestabelecimento da identidade cultural da região do Catete através de ações de formação de público e criação de novas redes de interlocução, envolvendo artistas das mais variadas correntes da dança.

2011

Rio H2K

O Rio H2K – Rio Hip Hop Kemp foi o primeiro Kemp da América Latina, em 2011, com grande repercussão em mídia impressa, televisiva e internet, tendo como referência os festivais de danças urbanas que acontecem em vários países do mundo. Tal formato inclui workshops com os principais coreógrafos de hip hop, shows case, batalhas de dança, além de outras atrações e atividades relacionadas a este universo. O evento teve como parceiros Red Bull, Consulado Geral dos EUA, Metrô Rio e AfroReaggae.

Já em 2012, aconteceu o Rio H2K 2012, com a segunda edição do Festival Internacional de Danças Urbanas do Rio de Janeiro que trouxe os melhores coreógrafos de hip hop do mundo atrelados a uma programação
extensa e variada.

2009

Marginais-heróis – 50 anos do manifesto Neoconcreto

Seminário realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, durante três dias, que celebrou e discutiu os 50 anos da publicação do Manifesto Neoconcreto. Teve participação de Ferreira Gullar e pesquisadores internacionais. O projeto ainda realizou intervenções urbanas na cidade do Rio.

2006

Fundação da Burburinho Cultural

A Burburinho Cultural é uma empresa de cultura fundada em 2006 por Priscila Seixas, Aline de Oliveira e Dalva Pereira, então alunas do curso de Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense.